terça-feira, 25 de outubro de 2011

Ginástica Olímpica

Ginástica origina-se do grego gymnádzein, que significa "treinar e, em sentido literal, "exercitar-se nu", a forma como os gregos praticavam os exercícios.


Conhecida no Brasil por ginástica olímpica é um conjunto de exercícios corporais sistematizados, aplicados com fins competitivos, em que se conjugam a força, a agilidade e a elasticidade, baseando-se na evolução técnica de diversos exercícios físicos revelando força, agilidade, flexibilidade, coordenação, equilíbrio e controle do corpo.

Para os homens, as provas são: barra fixa, barras paralelas, cavalo com alças, salto sobre o cavalo, argolas e solo. As mulheres disputam exercícios de solo (com fundo musical), salto sobre cavalo (de 1,10 m de altura, na horizontal), barras assimétricas (de 2,30 m e 1,50 m de altura), e trave de equilíbrio (de 10 cm de largura e 5 metros de comprimento).

Os exercícios de cada ginasta são julgados e pontuados por um júri. Existem os elementos obrigatórios em cada aparelho, que todos os ginastas devem praticar ou perderão pontos. O ginasta deve acrescentar outros elementos para obter pontos extras. Todos os exercícios têm um valor inicial, que para os homens é 8.6 e para as mulheres 9.0. Isto quer dizer que se o ginasta não acrescentar elementos que valem bônus, seu exercício poderá obter no máximo essas notas, mesmo que sejam executados perfeitamente. O valor de cada elemento e os movimentos obrigatórios de cada aparelho está no "Código de Pontos" desenvolvido pela FIG (Federação Internacional de Ginástica) que estabelece normas e calendários para todos os eventos internacionais.

Atualmente, a ginástica é um esporte que chama atenção devido a beleza e graça dos movimentos com que o ginasta realiza com seu corpo.

A ginasta que mais teve destaque e até hoje é tida como ídolo mundial desse esporte é a romena Nadia Elena Comaneci; que conquistou nove medalhas olímpicas, cinco delas de ouro. Foi a primeira ginasta a receber uma nota dez como desempenho perfeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário